Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2011 
 
     
 

GAYLUSSAC prestigia trabalhadores e paga participação nos lucros, antiga reivindicação do SAAE

 
 

Uma excelente notícia para os Auxiliares de Administração Escolar do Instituto Gaylussac, em Niterói. Em comemoração ao dia da categoria, celebrado em 15 de outubro, a instituição depositou na conta corrente dos seus funcionários, em novembro, mais 40% do valor do salário, a título de lucro operacional. A boa nova foi muito bem recebida pelo Sindicato.

“A participação nos lucros é uma de nossas reivindicações, mas a maioria dos estabelecimentos de ensino diz que não tem condições, que a situação está ruim e outras desculpas. Então ficamos muito contentes quando um colégio do porte do Gaylussac, 1º lugar no Enem e pela quarta vez consecutiva uma das 50 melhores escolas do Brasil, tem uma iniciativas dessas. Prova que quem é bom valoriza seus profissionais para melhorar sempre e manter-se na vanguarda do ensino. Um exemplo a ser seguido”, declarou o Diretor do SAAE, Celso Cruz.

 
     
 

Pela igualdade de oportunidades e contra à violência

 
  Elles Carneiro, presidente do SAAERJ  
 

Este mês comemoramos duas datas importantes: o Dia da Consciência Negra e o Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

No primeiro caso, é o momento não só de refletirmos sobre o papel do negro em nossa sociedade, mas de lembramos que, embora a injustiça tenha diminuido, continua. Os negros seguem recebendo salários menores para as mesmas funções, não têm as mesmas oportunidades de ascensão profissional que é dada aos brancos, representam a camada populacional com os maiores índices de analfabetismo e por aí vai. Nos dez bairros mais ricos do Rio, por exemplo, apenas 13% dos moradores são negros ou pardos, enquanto que nos dez bairros mais pobres, esse percentual sobe para 63%. De quantos comerciais com negros você se lembra?

Quanto à violência contra a mulher, persiste ainda, e muitas vezes dentro de sua própria casa. Hoje temos a Lei Maria da Penha, que contribui com penas maiores e mais rigorosas, mas é preciso que não nos calemos, nem nós, se presenciarmos tal ato, nem as próprias vítimas, que devem denunciar o crime nas delegacias especializadas. Há porém outras formas de violência menos explícitas, mas não menos imporantes, que nos chegam pela mídia, onde as mulheres são retratadas ora como dondocas exibicionistas ora com outros estereótipos machistas que em nada a dignificam.

Contra tudo isto é preciso que lutemos, motivando, por exemplo, debates sobre a democracia nos meios de comunicação. A visão que a sociedade tem do negro e da mulher é ainda altamente preconceituosa, mas a sociedade também somos nós, então depende da gente acabar com esses preconceitos.

 
     
 

Assistência jurídica trabalhista continua gratuita. Em outras áreas, sócios têm desconto

 
 

Em reunião de diretoria realizada no dia 27 de outubro, ficou decidido que, a partir de 7 de novembro, o Sindicato passará a estabelecer, pela assistência judiciária (patrocínio) em processos cíveis e previdenciários, contrato de honorários de 10% para os associados e de 15% para os não associados (ambos menores do que a prática de mercado, que é de 20%), percentuais estes incidentes sobre os ganhos líquidos em cada processo, ressalvados, ainda, os honorários advocatícios devidos pela parte sucumbente, que serão revertidos em seu favor, nos termos da Lei 07/11/2011.

O SAAE-RJ foi obrigado a tomar esta medida devido à drástica redução de suas receitas, em razão principalmente da alta inadimplência das contribuições sindicais por parte das instituições de ensino.
Com relação aos processos trabalhistas, o Sindicato continuará prestando assistência judiciária inteiramente gratuita à sua categoria de trabalhadores, nos moldes da Lei nº 5.584/70.

 
     
 
Veja mais notícias e conheça os benefícios do SAAERJ em www.saaerj.org.br
 
     
 
O Boletim Eletrônico do SAAERJ é elaborado pela
Assessoria de Comunicação do SAAE-RJ.
 
     
 

Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar
do Estado do Rio de Janeiro

Sede: Rua dos Andradas, 96, 7º e 8º andares, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
CEP 20051-000. Tel: (21) 2516-8868