Ano II – Nr. 9 – Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2012 

 
     
 

Demitidos da Gama Filho: todos à audiência hoje às 18h no auditório da ABI

 
 

Auxiliares de administração escolar, professores e médicos demitidos em massa pelo grupo Galileo (Gama Filho + UniverCidade + Assespa) têm encontro marcado nesta quarta, 18 de janeiro, às 18h, no auditório da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71, a confirmar se no 7º ou 9º andar, Centro do Rio) para juntos darem conhecimento ao público e à imprensa da vergonhosa conduta das Universidades e respectivas instituições mantenedoras.

Todos os trabalhadores demitidos estão sem receber as verbas rescisórias, sem data de homologação e, ainda pior, vítimas de um jogo de empurra entre a administradora Galileo e as universidades. O SAAE-RJ, juntamente com o  SinproRio e o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, e com o apoio do Sindicato de Auxiliares de Enfermagem, da ABI, OAB e UNE, conclama os demitidos para novamente apoiarem a manifestação exigindo o pagamento dos direitos trabalhistas.

 
     
 

Nova reunião no MPT segunda, dia 23, às 10h

 
 

Como os representantes enviados pela Galileo e Assespa para a audiência do dia 17 de janeiro no Ministério Público do Trabalho alegaram desconhecer o número de demitidos e não estarem aptos a negociar pela empresa, para espanto de todos, inclusive da procuradora que mediava a reunião, foi marcada nova audiência para o dia 23 de janeiro, segunda-feira, às 10h, no mesmo local (Av. Churchill, 94). Para esta audiência, a pedido do SAAERJ foram convocados nominalmente o presidente do grupo Galileo, Marcio Andre Mendes Costa, e o diretor executivo, Prof. W. Mardini Cantieri, ambos presentes à reunião com o Sindicato no dia 12 de janeiro, ocasião em que disseram ter verba para pagar a indenização sem parcelamento, ficando pendente a negociação da multa por atraso. A procuradora, Dra. Dulce Torzacki, determinou que os prepostos enviados para a próxima reunião cumpram o que consta na CLT e estejam aptos a dar as informações correspondentes ao caso. Determinou ainda que sejam notificadas a Gama Filho, a UniverCidade, a Assespa e a Galileo.

CAI A MÁSCARA

Logo após a audiência, os auxiliares de administração escolar se reuniram, convocados pelo Sindicato, no auditório da ABI. Durante a reunião, onde estavam presentes mais de 300 trabalhadores, o presidente Elles Carneiro e os diretores do Sindicato explicaram tudo que se passou na audiência na parte da manhã e na reunião do dia 12. Ficou claro que o grupo Galileo tentou uma manobra de jogar a responsabilidade das demissões para as universidades, a título de ganhar tempo, já que na presença do Sindicato anteriormente tinha sido dito o contrário, ou seja, o presidente do grupo Galileo admitiu que o grupo é o novo administrador das universidades e que inclusive já teria o dinheiro correspondente às indenizações. No dia da audiência, porém, enviou prepostos que disseram desconhecer o fato e advogado que alegou que o processo de aquisição das IEs depende ainda de aprovação do MEC, o que é tão somente uma questão acadêmica, sem implicações trabalhistas.

Disse o presidente Elles Carneiro: “Eles estão pensando que se meteram com um sindicatozinho. Nós não temos medo de nada, a não ser de Deus, e vamos brigar até o final pelos nossos direitos. Agora, além da rescisão e da multa, eles estão entrando em dano moral e em breve ficarão também responsáveis pelo seguro desemprego. Nosso Sindicato vai entrar com uma ação para bloquear os bens deles todos, da Galileo, da Gama Filho, da Assespa e da UniverCidade, para garantir que os trabalhadores tenham de onde receber”. Foi ovacionado por todos os presentes.

 
     
 
Veja mais notícias e conheça os benefícios do SAAERJ em www.saaerj.org.br
 
     
 
O Boletim Eletrônico do SAAERJ é elaborado pela
Assessoria de Comunicação do SAAE-RJ.
 
     
 

Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar
do Estado do Rio de Janeiro

Sede: Rua dos Andradas, 96, 7º e 8º andares, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
CEP 20051-000. Tel: (21) 2516-8868