Ano II – Nr. 18 – Rio de Janeiro, 4 de maio de 2012 
 
  Assespa entra em greve  
  Reunidos em assembleia na sede do Sindicato no dia 3 de maio, os trabalhadores da Associação Educacional São Paulo Apóstolo decidiram entrar em greve. Os salários estão atrasados, a instituição não deposita o FGTS nem o INSS e os auxiliares de administração escolar sequer recebem o vale-transporte, não tendo como ir trabalhar.
Na segunda-feira, dia sete de maio, às 10 horas, haverá uma assembleia em frente o predio da administração central da UniverCidade, onde os trabalhadores definirão os rumos do movimento.
 
     
  SAAE defende, em Brasília, igualdade de oportunidades para mulheres e unicidade sindical  
  A Diretora de Assuntos Corporativos do SAAE-RJ, Leni Augusta dos Santos (foto abaixo), que também é Secretária de Direitos Humanos da Força Sindical/RJ, representou o Sindicato, em Brasília, no Fórum Nacional das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais. Leni defendeu o andamento de projetos de lei que garantem às mulheres os mesmo direitos trabalhistas dos demais trabalhadores, especialmente no que se refere à remuneração e jornada de trabalho. O Fórum elegeu como princípio norteador da luta para o ano de 2012 a Autonomia Social, Política e Econômica das Mulheres e aprovou também uma Moção de Apoio à Unicidade Sindical.

Leia mais
Clique para ler a Moção de Apoio à Unicidade Sindical
Clique para ler o Manifesto em Defesa das Mulheres
 
     
  PUC mantém mobilização e estado de greve  
  Reunidos no dia 2 de maio, os auxiliares de administração escolar marcaram nova assembleia para o dia 7 de maio, às 12:30h, no pilotis da PUC e decidiram: o estado de greve está mantido e a mesma poderá iniciar-se a qualquer momento.

No último dia 27, o SAAE enviou petição ao MPT, protocolada sob o nº 001813-2012-01-000-6, pedindo que interferisse na discussão com a PUC. O Sindicato agora aguarda o agendamento de uma mesa-redonda entre as partes.
Clique aqui para ler a petição encaminhada ao MPT
 
     
  Audiência da Assespa marcada para 24 de julho  
  A Justiça marcou para o dia 24 de julho, às 8h, audiência entre SAAE e Assespa, atendendo a processo movido pelo Sindicato que questiona o pagamento das verbas rescisórias fora do prazo combinado no MPT.
Clique aqui para ler a intimação
Clique aqui para ler o edital de convocação
 
     
  Justiça dá ganho de causa ao SAAE no processo contra o C.E. Realengo
 
  O Centro Educacional Realengo foi condenado a  ‘juntar  aos autos  as listagens nominativas   dos   seus   empregados auxiliares de administração escolar   dos   anos   de   2005 a 2011,  com  indicação  das  suas respectivas remunerações,  e a comprovar  nos  autos  os corretos  e  integrais  depósitos do FGTS, no  prazo  de 10  dias  contados  do  trânsito  em julgado  dessa decisão,  sob  pena  de  multa diária  de  um salário  mínimo”.
Clique para ler a decisão do desembargador do trabalho
 
     
  Governo estuda acordos via sindicatos com regras mais elásticas  
  Parcelamento das férias de 30 dias, da licença maternidade e do descanso de uma hora de almoço são exemplos que o governo pretende estimular como forma de flexibilização da CLT, através de Acordos Coletivos Especiais fechados entre sindicatos e empresas. O respectivo projeto de lei está em fase final de análise na Casa Civil.
A nova regra, se aprovada, terá caráter facultativo e já conta com apoio das centrais sindicais. Seria possível parcelar as férias em três períodos, reduzir o intervalo de almoço para 45 minutos com alguma outra compensação, fazer a volta gradual das mães ao trabalho, após a licença-maternidade, com um período de meio expediente até completar os seis meses, etc. Tudo isso através de Comitês no local de trabalho, uma vez que na empresa a maioria dos trabalhadores seja sindicalizada.
 
     
 
Veja mais notícias e conheça os benefícios do SAAERJ em www.saaerj.org.br
 
     
 

O Boletim Eletrônico do SAAERJ é elaborado pela
Assessoria de Comunicação do SAAE-RJ.

Caso não queira mais receber o Boletim, clique aqui para remover seu e-mail

 
     
 

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar
do Estado do Rio de Janeiro

Sede: Rua dos Andradas, 96, 7º e 8º andares, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
CEP 20051-000. Tel: (21) 2516-8868