Ano II – Nr. 28 – Rio de Janeiro, 27 de julho de 2012 
 
  Vitória na Convenção do 3º grau: ganho real, ATS e reconhecimento de toda a diretoria  
  O SAAERJ fechou a convenção do Ensino Superior com importantes conquistas: reajuste de 6%, retroativo a março de 2012, manutenção do Adicional por Tempo de Serviço, que a representação patronal queria reduzir, e a histórica garantia de estabilidade aos 48 diretores sindicais, nos termos do artigo 543 da CLT.
Houve também outros avanços: agora, o empregado demitido é dispensado de cumprir o aviso prévio se já tiver obtido novo emprego; e uma vez que o empregador permita o ingresso do empregado que chegar atrasado, este não será descontado de seu repouso remunerado, desde que compense o atraso ao final da jornada do dia ou da semana.
 
     
  Conquista do SAAE fortalece o movimento sindical brasileiro  
  O reconhecimento dos 48 membros da diretoria do Sindicato na Convenção do 3º grau, incluindo os membros efetivos e suplentes dos conselhos fiscal e sindical, representa politicamente a maior conquista do movimento sindical brasileiro, já que o Supremo Tribunal Federal só reconhecia sete membros da diretoria e sete suplentes da diretoria executiva. “Demorou, mas abalou. Agora os que defendem os interesses dos trabalhadores têm sua estabilidade assegurada para continuar nessa luta. O empregador não pode mais mandar embora os que incomodam”, declarou entusiasmado o presidente do SAAERJ, Elles Carneiro.
Clique aqui para ler a íntegra da Convenção

 
     
  Sindicato panfleta em Resende e Volta Redonda: vale o piso estadual  
  Os diretores do Sindicato percorreram 90% das instituições de ensino de Resende e mais da metade de Volta Redonda, a fim de verificar se estava sendo respeitada a Lei Estadual nº 6163/2012 para pagamento dos salários dos auxiliares de administração escolar, pois esta região ficou sem a Convenção Coletiva para o período de março 2012 a fevereiro 2013.
O SAAE-RJ já havia enviado ofício explicativo aos colégios, mas, contrariamente, o sindicato patronal instruiu as instituições a aplicar um reajuste de 6%. Após as averiguações pedimos a comprovação dos pagamentos no Ministério do Trabalho e Emprego, estamos aguardando o agendamento da reunião. O trabalho terá continuidade nos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Valença e Vassouras.
O Sindicato já protocolou pedido de mesa-redonda junto à Superintendência Regional do Trabalho de Volta Redonda para os colégios de Resende.
Clique para ler a solicitação de mesa-redonda
 
     
  Fechada a CCT de Petrópolis  
  A Convenção Coletiva de Petrópolis e região garantiu 6% de reajuste sobre os salários de 1º de abril de 2012, além da manutenção do triênio, gratuidade de ensino e demais benefícios. Confira os novos pisos e todas as cláusulas na aba Convenções Coletivas.
 
     
  Acordo com Santo Inácio já está registrado no MTE  
  O Acordo com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social estabeleceu reajuste de 6% sobre os salários de 1º de abril de 2012, além dos demais benefícios, como manutenção do triênio e gratuidade de ensino. Confira o acordo na íntegra clicando em Convenções Coletivas.  
     
  Creche Escola Arte de Aprender tem 30 dias para regularizar problemas  
  Durante a mesa-redonda realizada no dia 24 de julho, para tratar exclusivamente da CCT 2012, o Ministério do Trabalho concedeu 30 dias para que a Creche Escola Arte de Aprender (CV Lourenço), em Nova Iguaçu,  comprove ao SAAERJ o cumprimento da longa pauta de irregularidades apontadas pelo Sindicato. Uma fiscalização do Ministério, solicitada pelo SAAERJ, está em curso na creche para verificar o cumprimento da CLT, além de um processo judicial do FGTS em andamento.  
     
 
Veja mais notícias e conheça os benefícios do SAAERJ em www.saaerj.org.br
 
     
 

O Boletim Eletrônico do SAAERJ é elaborado pela
Assessoria de Comunicação do SAAE-RJ.

Caso não queira mais receber o Boletim, clique aqui para remover seu e-mail

 
     
 

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar
do Estado do Rio de Janeiro

Sede: Rua dos Andradas, 96, 7º e 8º andares, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
CEP 20051-000. Tel: (21) 2516-8868