Ano II – Nr. 47 – Rio de Janeiro, 19 de abril de 2013 
 
     
 
Galileo: SAAE presente na reunião promovida pelo MEC em Brasília. Criada Comissão Paritária Permanente
 
  O presidente do SAAERJ, Elles Carneiro, e os representantes sindicais eleitos, Marcelo Guimarães (UGF) e Wellington Fortunato (UniverCidade), participaram, no dia 17 de abril, em Brasília, da reunião promovida pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação, na tentativa de resolver os graves problemas referentes ao grupo Galileo. A reunião foi coordenada pelo secretário da Seres/MEC, dr. Jorge Messias.

A Seres/MEC informou que já estava aprovada a instalação de uma Comissão Permanente de Acompanhamento nas duas IES, com duração de dez meses, devendo ser oficializada em Diário Oficial esta semana. A Comissão chegará ao Rio de Janeiro na próxima semana com o objetivo de vistoriar permanentemente as questões acadêmicas e a gestão financeira da Galileo Educacional.

De acordo com a Seres/MEC, a Comissão trabalhará com ações de curto, médio e longo prazo, segundo as prioridades estabelecidas in loco, tendo atuação na estratégia financeira a ser adotada pela Galileo no processo de reestruturação. Destacou ainda que algumas premissas são inegociáveis para a Comissão: o restabelecimento da autonomia dos conselhos e colegiados, a normalidade acadêmica, o cumprimento integral dos acordos feitos pela Mantenedora e o andamentos dos processos regulatórios estabelecidos pelo MEC, sob pena da abertura de um processo administrativo nas IES.

Para o presidente do SAAERJ, “a reunião impulsionou a possibilidade de se resgatar a normalidade administrativa e acadêmica das instituições, pois o mantenedor Grupo Galileo vinha praticando atos fora da legislação acadêmica e trabalhista”.

Estiveram presentes ao encontro a secretária de Regulação do Seres/MEC, dra. Marta Abramo; o presidente da Galileo Educacional, Alex Porto; o reitor da UGF, José Romeo; o reitor da UniverCidade, Alvaro Reinaldo de Souza; o coordenador geral da Disup/Seres, Pedro Leitão; vários representantes dos corpos docente e discente da UniverCidade (Vitor Lemos, prof. Sidnei Amaral, alunos Marcus Vinicius Pompeu e Bruno Albuquerque) e da UGF (prof. Jorge Atilio, alunos Lucio Brandão e Rafael Iwamoto); Carlos André, do MEC; Fabrícia Cabral, da Comissão de Educação, Deputado Federal Celso Jacob (PMDB/Comissão de Educação do Congresso) e Magna Correa Lima, do SinproRio.
 
     
  Palavra do Presidente
Dia do Trabalhador: direitos só se conquistam com luta e mobilização
 
  Vem aí mais um dia do trabalhador e sua importância precisa ser sempre lembrada para que as novas gerações entendam que não se consegue nada sem esforço. É preciso luta, união e mobilização, dos trabalhadores, dos Sindicatos, das Centrais Sindicais.

Vejamos: no dia 1º de maio de 1886 na industrializada cidade de Chicago (EUA), milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Paralelamente em outros locais realizavam-se greves e mobilizações. O recado para os empresários ficou claro: basta de exploração. Também temos e exigimos direitos.

No Brasil, a data começou a ser comemorada oficialmente em 1925. Em 1940 foi marcada pela instituição do salário mínimo, e em 1941, pela Justiça do Trabalho, que até então não havia.

Mais do que datas, o importante é perceber que há menos de um século atrás não tínhamos carteira assinada - e consequentemente nem 13º salário, férias regulamentadas, fundo de garantia etc -, e essas conquistas vieram todas da luta dos trabalhadores, organizada por seus Sindicatos, e somente com a persistência e mobilização se concretizaram.

É isso que estamos fazendo agora, nós do SAAERJ, lutando e defendendo bandeiras como a nova redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário, que representem mais justiça pra a classe trabalhadora. Contamos com você a nosso lado.
 
     
 
Câmara aprova projeto que facilita aposentadoria para deficientes
 
  Projeto de Lei Complementar que reduz o tempo de contribuição exigido pelo INSS entre dois e dez anos para que portadores de deficiência se aposentem mais cedo foi aprovado pela Câmara no dia 17 de abril. Como também já passou pelo Senado, agora só falta a sanção presidencial.

Clique para ler a íntegra da matéria publicada no portal InterJornal
 
     
 
SAAE continua pagando 1ª parcela do Atrasadinho da UERJ e cobra 2ª
 
  Continua o pagamento no Sindicato da primeira parcela do Atrasadinho da UERJ, a única até agora liberada. O SAAERJ continua cobrando o repasse dos valores da segunda e das demais parcelas e, assim que forem depositados, anunciará o repasse aos trabalhadores beneficiados.

O auditório do Sindicato fica na Rua dos Andradas, 96/7º andar, Centro do Rio, e os beneficiados devem comparecer pessoalmente munidos do documento de identidade, CPF e comprovante de matrícula na UERJ.
 
     
 
A diretoria do SAAE/RJ informa que, em razão do feriado estadual de 23 de abril, não funcionará no dia 22. Retomaremos nossas atividades normais no dia 24 de abril de 2013.
 
     
 
Veja mais notícias e conheça os benefícios do SAAERJ em www.saaerj.org.br
 
     
 
O Boletim Eletrônico do SAAERJ é elaborado pela
Assessoria de Comunicação do SAAE-RJ.

Caso não queira mais receber o Boletim, clique aqui para remover seu e-mail
 
     
 
Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar
do Estado do Rio de Janeiro
Sede: Rua dos Andradas, 96, 7º e 8º andares, Centro,
Rio de Janeiro, RJ. CEP 20051-000. Tel: (21) 2516-8868