Ano II – Nr. 50 – Rio de Janeiro, 27 de maio de 2013 
 
     
 
 SAAERJ fecha três Convenções e pisos têm aumento muito acima da inflação
 
  Em Niterói, Campos e Sul Fluminense o aumento para os pisos foi de 12%. Agora só faltam MRJ e São Gonçalo  
  O Sindicato acaba de fechar as Convenções Coletivas de 1º e 2º graus para Niterói e região, abrangendo 66 municípios, Campos e região, incluindo 13 municípios, e Sul Fluminense, com oito municípios. Em todos estes acordos o aumento para os pisos foi de 12%, contra uma inflação medida pelo INPC de 6,77%. Os que ganham acima do piso também tiveram reajuste maior que a inflação: 7,5%. O reajuste é retroativo à data-base, 1º de março.

Além do ganho real, foram mantidas as cláusulas de qualidade, como gratuidade de ensino e adicional por tempo de serviço, e em Campos e no Sul Fluminense houve ainda o reconhecimento da estabilidade de todos os diretores do Sindicato, importante para a luta da categoria.

Agora só faltam as Convenções do Município do Rio de Janeiro e São Gonçalo. Os trabalhadores querem obter no mínimo o que já foi conquistado no interior do estado.

Clique para ler a íntegra da Convenção de Niterói e região

Clique para ler a íntegra da Convenção de Campos e região


Clique para ler a íntegra da Convenção do Sul Fluminense
 
     
 
Palavra do Presidente
 
 
Lutamos para que a fiscalização e a justiça do trabalho funcionem
 
  A CLT é destinada aos trabalhadores não organizados em sindicato, entendo que seu objetivo é ditar regras mínimas nas relações de capital e trabalho visando o bem social e a não escravidão do trabalhador pelo patrão.

Nosso sindicato foi o primeiro a conquistar férias de 30 dias quando não havia na CLT, mas estamos longe, muito longe, de conseguirmos justiça social na relação capital e trabalho. Mesmo com estes direitos garantidos em acordos, convenções e CLT, necessitamos encarar uma realidade perversa pois faltam funcionar os mecanismos de fiscalização e aplicação dos direitos conquistados pelos trabalhadores.

O Ministério do Trabalho não tem condições de fiscalizar e a justiça do trabalho demora tanto para obrigar a aplicação dos direitos que os empregadores hoje dela fazem uso para flexibilizar o que é conquista liquida e certa pois, quando um empregado é demitido, vem aquela célebre frase, "vai procurar os seus direitos na justiça" e a primeira audiência demora tanto a ser marcada que o trabalhador chega a fazer acordos perante os juízes na maioria das vezes abrindo mão de cinquenta por cento daquilo que seria sua justa indenização.

A maior luta que deveria ser desenvolvida hoje pelo conjunto dos trabalhadores seria fazer funcionar a justiça e a fiscalização dos seus direitos. De nada adianta continuarmos conquistando se na hora de fazer valer o conquistado não tivermos mecanismos para tanto, é o famoso ditado popular, "ganha mas não leva"
.
 
     
 
Veja mais notícias e conheça os benefícios do SAAERJ em www.saaerj.org.br
 
     
 
O Boletim Eletrônico do SAAERJ é elaborado pela
Assessoria de Comunicação do SAAE-RJ.

Caso não queira mais receber o Boletim, clique aqui para remover seu e-mail
 
     
 
Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar
do Estado do Rio de Janeiro
Sede: Rua dos Andradas, 96, 7º e 8º andares, Centro,
Rio de Janeiro, RJ. CEP 20051-000. Tel: (21) 2516-8868