Ano III – Nr. 73 – Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2014 
 
     
 
Palavra do Presidente
 
  Juiz da 41ª Vara derruba máscara do grupo Galileo e dá ganho de causa ao Sindicato, fazendo justiça aos trabalhadores  
  Embora os auxiliares da Universidade Gama Filho e da UniverCidade ainda não tenham recebido seus salários, vales-transporte e demais verbas trabalhistas em atraso, o sentimento que fica é o de que podemos voltar a acreditar na Justiça do Trabalho de nosso país. Se todos os juízes deste Estado fossem como o Exmo. Dr. Fabio Rodrigues Gomes, os maus patrões não estariam usando o Poder Judiciário como forma de pisotear os direitos dos trabalhadores, a duras penas garantidos pela CLT. 

Nós, da diretoria do SAAERJ, os trabalhadores que nos acompanharam na audiência realizada no dia 12 de fevereiro e aqueles que, não podendo entrar devido ao grande número de auxiliares presentes, nos esperaram pacientemente em frente ao prédio do Tribunal, ouvimos novamente os maiores descalabros por parte dos representantes do grupo Galileo. Chegaram a alegar que a responsabilidade pelos salários e demais verbas seria do Governo Federal, uma vez que descredenciou as instituições de ensino. O SAAERJ, devidamente apoiado por seu corpo jurídico, revelou àquele magistrado a verdade dos fatos e as tentativas incessantes dos representantes patronais lesarem o trabalhador, buscando se esquivar de suas obrigações.

Quando a sentença foi divulgada, o alívio, o eco encontrado pelo Sindicato e pela categoria nas palavras do Magistrado: “Existe a certeza da conduta maliciosa, no intuito descarado de se valer do processo para não pagar pontualmente aquilo que sabe ser devido. A isto se chama litigância de má-fé ... Com efeito, o que verifico neste caso concreto é o mais desavergonhado desrespeito à dignidade da pessoa humana, que pôs a sua energia de trabalho à disposição de um empreendimento e, com certeza, gerou bastante lucro aos sócios da pessoa jurídica... é por causa desta sensação nefasta de impunidade plena, que trabalhadores continuam a ser usados e “jogados fora”, em pleno século XXI...”

Além de ter julgado procedentes as pretensões constantes nas ações coletivas, o Juiz direcionou a execução da dívida também para os diretores Alex Klaymenann Bezerra Porto de Faria, Jocelane Aguiar de Oliveira, Paulo Cesar Prado Ferreira da Gama, Luis Alfredo da Gama Botafogo Muniz e Adenor Gonçalves dos Santos. Agora sim estes empresários terão que usar seu patrimônio para pagar o que devem. Agora sim os trabalhadores receberão o que é seu por direito, agora sim podemos dizer, com orgulho, que a Justiça do Trabalho funciona de verdade. 

Clique aqui para ver a íntegra da sentença

Veja aqui outros editoriais
 
     
 
Galileo: veja sentença da audiência de 12/02
 
  Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, na 41ª Vara do Trabalho, audiência referente aos salários de outubro/novembro/dezembro e respectivos vales-transporte atrasados.

Clique para ver a sentença
 
     
  Categoria decidiu acabar com a greve na UGF e UniverCidade  
  Clique para ver o comunicado oficial do Sindicato à Galileo sobre o fim da greve  
     
 
Veja mais notícias e conheça os benefícios do SAAERJ em www.saaerj.org.br
 
     
 
O Boletim Eletrônico do SAAERJ é elaborado pela
Assessoria de Comunicação do SAAE-RJ.

Caso não queira mais receber o Boletim, clique aqui para remover seu e-mail
 
     
 
Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar
do Estado do Rio de Janeiro
Sede: Rua dos Andradas, 96, 7º e 8º andares, Centro,
Rio de Janeiro, RJ. CEP 20051-000. Tel: (21) 2516-8868