Ano III – Nr. 77 – Rio de Janeiro, 22 de maio de 2014 
 
     
  Exclusivo para ex-funcionários da UGF e UniverCidade  
  Este final de semana, domingo, no jornal O GLOBO foi publicado  um anúncio direcionado a todos os profissionais da área administrativa oriundos da Gama Filho e da UniverCidade solicitando que, caso tenham interesse em trabalhar na Estácio, se inscrevam através do link abaixo.

Sugerimos que se inscrevam e aguardem um contato da Estácio de Sá.

Boa sorte!

Clique aqui para se inscrever
 
     
 
AGE da Masan será dia 24/05 às 10h, na Uerj
 
  O SAAERJ convoca os companheiros da Masan Alimentos e Serviços Ltda a comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária que tratará das negociações salariais e do acordo proposto pela empresa. A AGE será realizada no dia 24 de maio, sábado, às 10h, no auditório 11 da Uerj, que fica no 1º andar (Rua São Franciso Xavier, 524 - Maracanã).

Clique para ler o edital convocatóri
o
 
     
  Auxiliares Administrativos do Centro Educacional Victor e Wladimir denunciam irregularidades  
  Denúncia anônima dos funcionários do Centro Educacional Victor e Wladimir (unidade I), dão conta de diversas irregularidades na instituição, como assédio moral, acúmulo de funções, horas extras não pagas e obrigatoriedade de trabalho em feriados escolares, dentre outras. 

Para agir com eficácia, o SAAERJ necessita de documentos comprobatórios das denúncias, como contracheque, por exemplo. O Sindicato garante sigilo absoluto ao denunciante, usaremos apenas as informações, sem fazer menção aos nomes. 

Para entrar em contato com o departamento jurídico, ligue (21) 2516-8868 / 2263-1573 ou envie um e-mail para saaerjdj@saaerj.org.br. 

Clique para conferir todos os ítens denunciados

 
     
  TST defende volta da taxa de contribuição assistencial para todos os trabalhadores  
  Em recente matéria publicada pelo jornal Estadão, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Antonio Levenhagen, reconhece que os sindicatos têm o direito de receber uma parcela do salário do trabalhador, mesmo que este não seja filiado, para arcar com as despesas da entidade de classe. Diz o ministro: 

“Se o acordo vale para todos, por que só o sindicalizado contribui e o outro trabalhador que vai receber os mesmos benefícios não? Eles (os sindicatos) entram na negociação, conseguem vantagens para toda a categoria, mas só recebem a contribuição que serve para a manutenção da entidade daqueles que são sindicalizados. Os sindicatos não deixam de ter razão e isso acaba desmotivando na hora das negociações".

O SAAERJ faz coro com a fala do ministro e acrescenta que manter uma estrutura administrativa e uma equipe jurídica de qualidade para correr atrás dos direitos dos trabalhadores requer uma capacidade financeira cada vez mais difícil de se alcançar sem a participação de todos os beneficiados pelas ações do Sindicato.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria
 
     
  Pegue seu CNIS junto ao INSS e acompanhe se seus depósitos estão em dia. Se não estiverem, o Sindicato pode ajudar  
  Prevenir é melhor do que remediar. A sabedoria do ditado popular se aplica também ao trabalhador. Vem chamando a atenção do Sindicato o fato de muitos companheiros, na hora da aposentadoria, depararem-se com a surpresa desagradável de sua Empresa não ter feito o recolhimento para o INSS ou ter feito de forma incorreta. As consequências são terríveis! No primeiro caso, há um atraso na aposentadoria, enquanto no segundo pode haver uma perda significativa no valor final do benefício, já que o montante do depósito é utilizado como base de cálculo. Mas, tudo isso pode ser evitado se o trabalhador mantiver uma vigilância absoluta sobre seus direitos. 

O que você pode fazer

Agende a sua consulta pela internet (escolha a opção serviços disponíveis do grupo 2 – CNIS, pelo linkhttp://agencia.previdencia.gov.br/e-aps/servico/142) ou pelo telefone 135. No dia e horário marcados você poderá pegar seu relatório de contribuição durante todo seu tempo de carteira assinada, com os vínculos e remunerações, e aí vai ver se o patrão está recolhendo mensalmente os valores que desconta em seu contracheque e se o percentual corresponde ao seu salário. Estando tudo certo, maravilha, você fica tranquilo, sabendo que, quando precisar do INSS, não haverá problemas, mas mantenha sempre o acompanhamento com visitas de dois em dois anos, por exemplo. Caso haja depósitos sem fazer ou em valores incorretos, aí, muita atenção: é preciso agir imediatamente.

O SAAE está a seu lado e pode te ajudar neste assunto também

Venha ao SAAERJ e denuncie a irregularidade de sua empresa. É preciso que você leve o relatório do CNIS, pois se o Sindicato tomar providências infundadas, pode sofrer sanções. O SAAERJ, através de um Processo Administrativo junto ao INSS, pode corrigir não só o tempo de contribuição, mas também verificar se estas estão sendo feitas no valor correto. Ao mesmo tempo, pode solicitar fiscalização à Secretaria da Receita Federal. Antes do pedido da aposentadoria, é mais fácil obter êxito no acerto do CNIS, pois o trabalhador ainda tem todos os documentos para sanar divergências junto ao INSS, como contracheques, por exemplo.

Não associados têm desconto no atendimento

O Sindicato conta com uma advogada especializada em seguridade social para os associados. Os não associados que quiserem poderão ser atendidos, sendo que neste caso assinarão um contrato de honorários, mas a um percentual bem abaixo do mercado.

Veja outras garantias que o recolhimento correto ao INSS traz

Além da aposentadoria no tempo e valor devidos, o recolhimento das contribuições ao INSS garante ainda seu pagamento em caso de licença médica maior que 15 dias, afastamento por acidente de trabalho e licença-maternidade. Não vacile. Faça a sua parte na defesa dos seus direitos e conte conosco. Juntos podemos mais.
 
     
 
Veja mais notícias e conheça os benefícios do SAAERJ em www.saaerj.org.br
 
     
 
O Boletim Eletrônico do SAAERJ é elaborado pela
Assessoria de Comunicação do SAAE-RJ.

Caso não queira mais receber o Boletim, clique aqui para remover seu e-mail
 
     
 
Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar
do Estado do Rio de Janeiro
Sede: Rua dos Andradas, 96, 7º e 8º andares, Centro,
Rio de Janeiro, RJ. CEP 20051-000. Tel: (21) 2516-8868