Ano III – Nr. 102 – Rio de Janeiro, 16 de março de 2015 
 
     
  Delegacia Sindical de Itaperuna
já está a pleno vapor
 
 

Inaugurada no início deste mês de março, a nova delegacia sindical do SAAERJ no Norte Fluminense está em pleno funcionamento, oferecendo os mesmos serviços que prestam todas as demais delegacias do Sindicato: 

- atendimento ao público com esclarecimento de dúvidas trabalhistas em geral; 
- orientação e encaminhamento ao atendimento jurídico; 
- homologação (mediante agendamento prévio);
- mediação de conflitos e cálculos trabalhistas;
- inscrição no plano SAAE-Saúde e orientação sobre os demais planos de saúde e odontológicos, com encaminhamento à divisão de saúde do Sindicato; 
- entrega de credenciais (carteirinhas) do plano de saúde.

Além de Itaperuna, a nova delegacia atende trabalhadores dos seguintes municípios: Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciuncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidelis, São José de Ubá e Varre-sai.

 “Nosso objetivo é oferecer mais comodidade e praticidade ao auxiliar de administração escolar, assim, através de uma parceria com o Sinpro, conseguimos viabilizar uma nova delegacia em um local chave”, declarou o presidente Elles Carneiro.

Anote o endereço e demais dados da nova delegacia sindical: Rua Tomaz Teixeira dos Santos, nº 98 sala 302 (foto) – Edifício Policenter (foto) – Cidade Nova – Itaperuna – RJ – CEP 28300-000 - Telefone (22) 3823-1434 / (22) 3822-0094, e-mail itaperuna@saaerj.org.br, pessoa de contato Jacimar Fazollo.
 
     
 
Duque de Caxias já tem Convenção Coletiva
2015 assinada

 
 

Ganho real e gratuidade de ensino são destaques

O SAAERJ fechou a Convenção Coletiva de Duque de Caxias com 9% de reajuste sobre os salários de dezembro, o que representa um ganho real de 2,77%. A cláusula que garante gratuidade escolar também foi melhorada, abrangendo agora o titular e mais dois dependentes (antes era um dependente). Além disso, todas as demais cláusulas de qualidade foram mantidas. O aumento e as diferenças salariais sobre janeiro e fevereiro serão pagos junto com o salário de março, explicou o diretor de Assistência Social e Patrimônio, José Vitório.

O diretor Carlos Alberto Figueiredo, responsável pela delegacia sindical de Duque de Caxias, declarou que a meta agora é trabalhar para que na próxima Convenção já esteja valendo o tíquete-refeição ou cesta básica. “Já sinalizamos junto ao patronal que em meados deste ano queremos começar a discutir a CCT de 2016. E não só a questão da alimentação. Temos planos para aumentar ainda mais o número de beneficiários da gratuidade escolar, mediante critérios de desempenho, e também ter pisos diferenciados de acordo com o cargo, além dos três pisos hoje existentes. Já fizemos progressos este ano e ano que vem queremos mais avanços”, finalizou.

Clique para ler a CCT de Duque de Caxias

 
     
  Frustradas as negociações com a Baixada. Sem Convenção Coletiva, continua valendo
o piso estadual
 
  Tendo em vista que a Representação Patronal demonstra novamente o seu desinteresse em negociar, o Sindicato decidiu não fechar a Convenção Coletiva da Baixada Fluminense, em função do representante patronal não garantir direitos e vantagens hoje assegurados pela Súmula do TST ao trabalhador. 

Portanto, continuam valendo os Pisos Estaduais. Se o colégio ou a creche não tiver condições para aplicação dos Pisos Estaduais, favor entrar em contato com a Delegacia Sindical de Nova Iguaçu para negociar um Acordo Coletivo.

Clique para ler o ofício encaminhado pelo SAAERJ à Superintendência Regional do Trabalho
 
     
 
Delegacia da Baixada recebe interessados
em fazer acordo
 
 

Em função de não haver Convenção Coletiva com as instituições educacionais da Baixada este ano (pelo descaso dos representantes patronais, que não mantêm contato com o SAAERJ), a delegacia de Nova Iguaçu está preparada para receber os colégios que queiram fazer um Acordo Coletivo. 

Os interessados devem comparecer à respectiva delegacia levando cópia do contrato social, identidade e CPF dos sócios; caso vá algum procurador, cópia também de sua identidade e CPF. Anote os dados: R. Dr. Athayde Pimenta de Moraes nº 211 – sala 705 – Nova Iguaçu - RJ - CEP: 26.240-160 - Telefone (21) 2668-6812 - E-mail: novaiguacu@saaerj.org.br. 

“O Acordo Coletivo é uma ótima opção quando não se tem a Convenção, ano passado mesmo fechamos diversos. É bom que os interessados deem uma olhada nos Acordos anteriores para já irem para negociação preparados, sabendo das cláusulas e tudo mais. Assim a negociação é mais rápida e produtiva", declarou Hélio Penna, vice-presidente do SAAERJ e responsável pela delegacia da Baixada Fluminense. 

Clique para ver o ACT firmado com o Colégio CAP em 2014

Clique para ver o ACT firmado com o Colégio Curso Andrade Filho em 2014

Clique para ver porque não fechamos a Convenção Coletiva

 
     
 
Novas regras do seguro-desemprego já estão valendo, mas Congresso ainda pode
reverter a situação
 
  Desde sábado, 28 de fevereiro, quem for fazer o primeiro pedido de seguro-desemprego vai ter que comprovar pelo menos um ano e meio de trabalho, ao invés dos seis meses anteriormente necessários. Em uma segunda solicitação, o tempo requerido cai para 12 meses e, a partir da terceira vez é preciso comprovar seis meses. Com isso, o governo espera reduzir em 27% o número de benefícios concedidos. Mas, pode ser que em breve tudo volte a ser como antes, pois o Congresso Nacional ainda precisa votar a nova regra, estabelecida através da Medida Provisória (MP) 665/2014. Sindicalistas de todas as centrais estão pressionando os legisladores a não aprovarem a MP.

Vale ressaltar que quem foi demitido antes de 28 de fevereiro ainda pode pedir o seguro-desemprego pelas regras anteriores.

Clique para ler a íntegra da matéria
 
     
     
 
Março, mês da mulher
 
  No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data que entrou para a história a partir de uma luta feminina por melhores condições de trabalho, incluindo redução da jornada, que na época, em 1857, era de absurdas 16h/dia. 

Estamos ainda longe da situação ideal e uma das bandeiras que continuamos tendo que travar é exigir salários iguais para as mesmas funções. Por isso, mais do que parabenizar as mulheres pelo dia, o SAAERJ se coloca ao lado de todas elas nesta luta. Pela igualdade de direitos!
 
     
     
 
SAAERJ solicita fiscalização no Colégio Pluz
 
  O Sindicato enviou, no dia 24 de fevereiro, comunicação à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Niterói, solicitando fiscalização no Colégio Pluz Ltda em face de diversas irregularidades, dentre elas: pagamento de hora extra e vale transporte fora da folha oficial e pagamento de férias fora do prazo estabelecido por lei.

Clique para ler a íntegra do documento
 
     
 
Veja mais notícias e conheça os benefícios do SAAERJ em www.saaerj.org.br
 
     
 
O Boletim Eletrônico do SAAERJ é elaborado pela
Assessoria de Comunicação do SAAE-RJ.

Caso não queira mais receber o Boletim, clique aqui para remover seu e-mail
 
     
 
Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar
do Estado do Rio de Janeiro
Sede: Rua dos Andradas, 96, 7º e 8º andares, Centro,
Rio de Janeiro, RJ. CEP 20051-000. Tel: (21) 2516-8868